Aumentando o diálogo com o poder público e participando do processo de empoderamento que teve início na gestão passada do Ministério da Cultura, tivemos este ano mais aprovações em um dos programas do MINC. Foram ao todo 7 festivais aprovados no Programa Petrobrás Cultural - DoSol(RN), Quebramar(AP), Goiania Noise(GO), Se Rasgun(PA), Varadouro(AC), Coquetel Molotov(PE) e Contato(SP).
Ainda é aguardado o resultado de outros editais como Itau Cultural, Programa Cultural das Empresas Eletrobrás, Caixa Cultural, e outros. O Festival Contato - Multimídia Colaborativo, um dos aprovados, acontecerá em São Carlos/SP e será realizado pela UFSCAR, um dos Pontos Fora do Eixo, entre 12 e 18 de Setembro. Fará parte da programação do festival o 4º Congresso Fora do Eixo, a maior ação da rede, para aglutinar e mobilizar grupos de discussão e criação de mecanismos dinâmicos de atuação na área cultural.
Todos esses festivais tem caráter popular e visam o incentivo à produção independente no país - alguns são festivais de música, outros trabalham com Multi-Linguagens - assim como o Circuito Fora do Eixo e a Abrafin - Associação Brasileira dos Festivais Independentes.
O DoSol está em sua 4ª edição e é mais uma vez aprovado no Programa Petrobrás Cultural, e este ano passou também pelo Oi Futuro! O Festival DoSol, realizado pelo selo e coletivo que leva o mesmo nome, acontece em Natal/RN entre 4 e 6 e 9 e 13 de Novembro.
Previsto para acontecer entre 6 e 7 de Novembro, além dos shows com as bandas do cenário indepependente local e nacional, no Festival Quebramar também ocorrem oficinas de formação e workshops. O Festival é realizado pelo Coletivo Palafita, Ponto Fora do Eixo de Macapá/AP e tem grande importância na integração da cena do norte.
Oi Ana!
ResponderExcluirEstamos felizes aqui em Macapá, é nossa primeira vez com o selo Petrobras Cultural. Aprovamos também no edital do Banco da Amazônia e esse ano promete! faremos uma grande edição em 2011!
Otto Ramos - Festival Quebramar